A Namofobia, O Terror do Século XXI

Você sabe o que é namofobia? Provavelmente, assim como grande parte da população mundial, não.

mm

Pois bem, Namofobia é a fobia resultante do desconforto e da necessidade angustiante de se ter um aparelho celular em mãos. Com a globalização a internet foi muito difundida e junto com ela uma série de mudanças drásticas ocorreu. Mudanças que possibilitaram o desenvolvimento tecnológico, porém com todas essas transformações, foi-se construindo uma geração cada vez mais conectada às suas telinhas. Isso trouxe a tona uma dependência absurda dos celulares e outros veículos virtuais de interação social. Uma dependência tão grande que acaba causando sérios problemas. Afinal são 2,46 bilhões de pessoas com pelo menos alguma rede social. E o Brasil é o país com maior número de usuários de redes sociais da América Latina, e o 4° com mais usufruidores do mundo.

22.png

Mas como isso afeta negativamente os brasileiros e indivíduos em geral? Bom, de várias formas. E o perigo para nós, estudantes, é ainda maior, afinal, ser viciado em celular acomete o desempenho acadêmico.

Hoje em dia, não é incomum vermos estudantes acessando seus perfis em redes sociais durante a aula. Apesar de muitos acharem que essa não é uma atitude negativa, acessar redes sociais durante a aula pode ser mais prejudicial do que muitos estudantes pensam. E esse infortúnio pode ser contemplado em nossa escola.

33

Outro obstáculo trazido por essa submissão desenfreada ao mundo virtual é o mau funcionamento físico. Uma grande parcela de jovens prefere mexer em seus telefones ao invés de se exercitarem, além de ficarem incontáveis horas navegando e acabarem perdendo noites de sono. Tudo isso contribui para uma saúde mental e física cada vez mais deteriorada. Por isso, seja mais cauteloso quanto ao tempo que gasta na internet em geral, e faça um teste consigo mesmo, será que você é namofóbico?

TEXTO: Geovanna Araújo

REVISÃO: J.P Goulart

REFERÊNCIAS: http://canal.unigranrio.com.br/pontodepartida/namofobia-a-dependencia-digital-atinge-dez-porcento-de-brasileiros.php

http://psicoativo.com/2015/12/nomofobia-sintomas-causas-e-tratamento.html

http://convergecom.com.br/tiinside/webinside/03/10/2013/transtorno-vicio-internet/

 

Deixe um comentário